Cid Gomes apoia CPI para apurar omissões do Governo Federal no enfrentamento à pandemia

Cid Gomes apoia CPI para apurar omissões do Governo Federal no enfrentamento à pandemia

O senador Cid Gomes (PDT-CE) assinou requerimento de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP) pedindo a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil, em especial, o agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados. O requerimento já foi apresentado à mesa do Senado Federal e recebeu apoio de 27 senadores.

Desde o início da pandemia, Cid vem criticando a forma irresponsável e negacionista com a qual Bolsonaro tem tratado a pandemia de Covid-19 no País, o que já levou a mais de 226 mil mortes. “O Governo Federal é liderado por um despreparado, um desqualificado e, infelizmente, não dá pra ter muita expectativa de que parta dali uma estratégia de recuperação tanto sanitária quanto econômica para o País”, lamentou Cid.

Na avaliação do senador, o ano de 2021 será dramático. “As vacinas que já chegaram não são suficientes e ainda vamos sofrer uns dois ou três meses até que consigamos reduzir esse problema da superlotação de UTI´s. Na economia é muito mais grave, esse ano será crítico, com uma previsão de crescimento próxima de zero”, avaliou.

Em seu pedido de abertura da CPI, Randolfe argumenta que o Governo Federal tem violado direitos fundamentais à vida e à saúde da população brasileira. “Ocupando o segundo lugar mundial em número de mortos pela Covid-19, o Brasil tem dado péssimo exemplo quanto ao controle da pandemia. De modo irresponsável, o Governo Federal sistematicamente deixou de seguir as orientações científicas de autoridades sanitárias de caráter mundial, incluindo a Organização Mundial de Saúde”, afirma o senador.

Na avaliação de Rodrigues, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garantiu a autonomia de estados e municípios para, em conjunto com a União, definir estratégias de combate à pandemia, “o Governo Bolsonaro parece ter optado por lavar as mãos e se omitir, incentivando até mesmo tratamentos sem nenhuma evidência científica, além de atrapalhar os esforços dos prefeitos e governadores”.

Além disso, o pedido de CPI cita ainda a dificuldade imposta pelo Governo Federal para a compra da vacina, o que está levando a um atraso na vacinação no Brasil em relação a outros países do mundo. “Com o recrudescimento da Covid-19 em dezembro de 2020 e janeiro de 2021, as omissões e ações erráticas do Governo Federal não podem mais passar incólumes ao devido controle do Poder Legislativo”, defendeu Randolfe.