Comissão realiza visita à Bahia e Cid reforça prazos para regulamentação do hidrogênio verde

Comissão realiza visita à Bahia e Cid reforça prazos para regulamentação do hidrogênio verde

Integrantes da Comissão Especial do Hidrogênio Verde do Senado Federal, presidida pelo senador Cid Gomes (PDT-CE) realizaram, nesta sexta-feira (01/09/2023), visita externa ao estado da Bahia, onde o senador reforçou que em setembro uma minuta de regulamentação deverá ser apresentada. O objetivo da visita foi conhecer os projetos relacionados ao hidrogênio verde que estão em desenvolvimento no estado.

Durante a reunião desta sexta, o senador Cid Gomes defendeu que o Brasil tem capacidade para ser protagonista na geração de novas energias para o mundo. “Precisamos aproveitar essa oportunidade e fazer com que isso tenha impacto positivo na vida dos micro e pequenos produtores de energia, gerando emprego para as pessoas, principalmente em locais com mais dificuldades, como o sertão do Nordeste”, defendeu.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou que a Bahia vai apresentar em breve um mapa do hidrogênio verde, que é um estudo sobre o potencial do estado na produção de energias renováveis. Segundo ele, esse tipo de energia não só protege o meio ambiente e descarboniza a economia, mas também pode baratear a produção de itens que dependem do uso de energia intensiva.

Regulamentação
Em relação à legislação que vai regulamentar todo o processo de produção, armazenamento e comercialização do hidrogênio verde no Brasil, Cid lembrou que a Comissão do Senado tem trabalhado em parceria com a Comissão da Câmara dos Deputados, assim como com as instituições governamentais e empresariais para que ainda em setembro seja apresentada uma minuta da nova lei. “Estamos conversando com a Comissão da Câmara dos Deputados e já temos um entendimento para caminharmos juntos, fazer uma minuta comum”, afirmou.

Além disso, ainda neste mês de setembro haverá um encontro dos parlamentares com o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e com representantes do Ministério das Minas e Energia, Meio Ambiente e da Fazenda para tratar do tema. “Com isso, espero que ainda no mês de setembro possamos apresentar uma minuta que irá a consideração da população e dos próprios parlamentares”, antecipou o senador.

O governador Jerônimo lembrou que a regulamentação vai propiciar aos estados brasileiros a captação de empresas que querem investir em hidrogênio verde. “Isso tem um potencial enorme de geração de emprego e renda”, disse.

Também participaram da visita os senadores Otto Alencar, relator da Comissão Especial, e Jaques Wagner; o ex-senador Walter Pinheiro; o vice-governador da Bahia, Geraldo Junior; o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida, o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Sodré; presidente da Comissão Estadual do Hidrogênio Verde, Paulo Guimarães, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia e do Senai.

Os senadores já estiveram nos estados do Ceará, Pernambuco e Paraná (Foz do Iguaçu), e ainda irão ao Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas.