Comissão de Hidrogênio Verde realiza visita ao Parque Tecnológico de Itaipu

Comissão de Hidrogênio Verde realiza visita ao Parque Tecnológico de Itaipu

A Comissão de Hidrogênio Verde do Senado Federal, presidida pelo senador Cid Gomes (PDT-CE), realizou nesta sexta-feira (11/08) visita ao Parque Tecnológico de Itaipu, localizado em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. O objetivo da visita foi conhecer as diferentes áreas de atuação do Parque, em especial as experiências relacionadas ao hidrogênio e ao biogás. Além do senador Cid Gomes, o encontro também contou com a participação dos senadores Fernando Dueire (MDB-PE) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).

“O que impressiona em Itaipu é a disposição de uma empresa que vive de vender energia hidroelétrica de se preocupar com outras fontes de energia e fontes que estejam sintonizadas com os anseios da humanidade, de uma energia que gere menos carbono, que não agrida o meio ambiente. Vimos aqui esforços importantes no sentido de produzir hidrogênio verde, biogás e essas iniciativas devem ser de conhecimento do povo brasileiro”, afirmou o senador Cid.

A visita começou com uma reunião dos senadores da Comissão com a diretoria de Itaipu e do Parque Tecnológico de Itaipu, um grande ecossistema de inovação que atua em diversas frentes nas áreas de ciência e tecnologia. Em seguida, os senadores puderam visitar o laboratório de produção de hidrogênio e experimentos com diferentes tipos de ligas metálicas. “Conhecemos pesquisadores que estão rompendo as fronteiras para a produção nacional de ligas metálicas”, destacou Cid Gomes

Os senadores visitaram também a planta de produção de média escala de hidrogênio verde de Itaipu e conheceram os eletrolisadores responsáveis pela produção de hidrogênio no PTI. A usina gera hidrogênio em escala experimental a partir de painéis solares e a partir da produção das próprias turbinas de Itaipu. Atualmente a produção de hidrogênio no parque é de 1 kg por hora, equivalente a 50kw por hora.

Armazenamento
Em outro momento da visita, os integrantes da Comissão conheceram a planta de sistemas de armazenamento de energias móveis. Os sistemas de células e baterias são fundamentais para levar energia para locais com dificuldades de acesso às linhas de transmissão ou para locais com oscilação energética. Eles podem interligar plantas fotovoltaicas ou eólicas a sistemas de armazenamento de energia. O PTI já tem inclusive patentes de tecnologias de baterias de sódio.

Biogás
Na última parte da visita, os senadores visitaram o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogas), que produz biometano a partir de diversos resíduos orgânicos nos municípios lindeiros do reservatório de Itaipu. O centro já abastece mais de 80 veículos de pequeno porte de Itaipu e vai começar a abastecer também veículos de grande porte.