Cid Gomes propõe criação de grupo Brasil/BRICS para aproximar parlamentos

Cid Gomes propõe criação de grupo Brasil/BRICS para aproximar parlamentos

O senador Cid Gomes (PDT-CE) apresentou, nessa terça-feira (24/08), projeto de resolução para criar um grupo parlamentar entre o Brasil e os demais parceiros do bloco econômico BRICS – Rússia, Índia, China e África do Sul. O objetivo é estreitar as relações entre os Legislativos dos países do bloco, incentivando e desenvolvendo o intercâmbio entre eles.

Ao justificar sua proposta, Cid lembra que o grupo de países conhecido como BRICS respondem por mais de 40% da população e quase 20% do comércio mundiais. E que, embora não tenha caráter formal, sua existência já permitiu a cooperação em diversos setores entre seus integrantes.

No campo econômico-financeiro, por exemplo, alcançou-se, até mesmo, um grau de institucionalização, com a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) por meio de acordo assinado na reunião de cúpula havida em 15 de julho de 2014, em Fortaleza, quando Cid era governador do Ceará.

O senador ressalta ainda que “essa instituição nasceu com vocação para ser alternativa ao sistema do Fundo Monetário Internacional (FMI), o qual jamais passou por reforma que viesse a contemplar de maneira mais adequada os anseios dos países emergentes”.

Cid Gomes afirma também que o exercício da diplomacia parlamentar reforça os laços democráticos e ajuda a concretizar os objetivos que levaram à criação do BRICS. A ideia é promover congressos, visitas parlamentares recíprocas e todo o tipo possível de intercâmbio entre os cinco países.