O Dia do Professor, 15 de outubro, é um momento de homenagens, mas também de reflexão. Muitos dizem que a educação é prioridade, mas, na prática, nem sempre é assim. Particularmente em Sobral, mas em todo o Ceará, é possível dizer que foram implementadas políticas que aumentaram o investimento e trouxeram resultados muito positivos na área, atestados por rankings nacionais e internacionais.
O êxito das medidas adotadas tanto na gestão de Cid Gomes à frente da prefeitura de Sobral, quanto no governo estadual, pode ser medido quando se vê que, entre as 100 cidades mais bem colocados nos índices do IDEB, 82 estão no Ceará.
Foram – e continuam sendo – anos de muito esforço, investimento, definição de prioridades. De uma situação da rede municipal de ensino caótica – sem estrutura física, com diretores escolhidos por critérios políticos e professores sem formação adequada – chegou-se ao ponto de ter Sobral como referência.
Mas não foi um caminho trilhado sem esforço e percalços. Entre outras medidas, foi preciso aumentar os investimentos na alfabetização, estabelecer gratificações para professores-alfabetizadores; adotar material didático padronizado; ampliar em um ano a duração do ensino fundamental; premiar as melhores escolas; criar avaliação externa de todos os alunos duas vezes por ano.
Ver hoje Sobral e outras cidades do Ceará sendo citadas até em relatórios da ONU como referência em educação de qualidade é motivo de orgulho e agradecimento à toda a comunidade, em especial, aos professores, que se engajaram firmemente no processo.