Cid Gomes destaca importância da expansão do ensino superior no Ceará

Cid Gomes destaca importância da expansão do ensino superior no Ceará

O senador Cid Gomes (PDT-CE) participou nesta quinta-feira (03/02), no Palácio da Abolição, do anúncio da expansão do ensino superior estadual, e destacou a importância da medida. O governador do Estado, Camilo Santana, anunciou que o Ceará terá sete novas sedes para as três universidades estaduais no Interior, aumentando de 16 para 23 municípios com ensino superior estadual disponível, um incremento de 44%.

As três universidades públicas estaduais – Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (URCA) terão novos campi ou novos cursos. Serão oito novos campi nos municípios de Aracati, Acaraú, Barbalha, Camocim, Canindé, Mauriti, Quixeramobim e São Benedito e cinco novos cursos em Crateús, Crato, Juazeiro do Norte, São Benedito e Tauá. Camilo anunciou ainda realização de concurso com 693 vagas para professores efetivos.

Segundo o governador, a consolidação da política é resultado de um diálogo desenvolvido com as instituições de ensino e gestões municipais. “Estamos falando aqui com o único objetivo de garantir que os nossos jovens cearenses possam ter mais próximo um curso superior, para que eles possam seguir e ter esperança de uma vida melhor, sendo futuros profissionais”, afirmou Camilo Santana.

Um momento histórico para o Ceará

O senador Cid Gomes destacou que esse é um momento histórico para o Ceará, que vai na contramão do obscurantismo e negacionismo do Governo Federal. “Essa expansão acontece em um momento em que a direção maior do Brasil é devota do obscurantismo e a Terra da Luz, o Ceará, mais uma vez dá o exemplo”, disse.

Cid completou que a ampliação do ensino superior é parte de uma estratégia e da necessidade que se tem de fortalecer a nossa educação desde a educação infantil, na parceria com os municípios. “No ensino fundamental, o Ceará dá exemplo: das 100 melhores escolas, nós temos 82 situadas entre elas. No ensino médio, já somos o quarto melhor indicador do Brasil. Isso é resultado de um trabalho perseverante, de longo prazo, inspirado pela ciência e pelo conhecimento”, enfatizou.

A vice-governadora Izolda Cela enfatizou a importância de investir na transição do Ensino Médio ao Ensino Superior. “Essa ação vai no sentido de acompanhar essa tônica de cuidar das gerações de cearenses, com a presença da universidade, principalmente uma universidade que esteja cada vez mais vinculada às necessidades do povo. O Programa Cientista Chefe é muito importante, tem tido uma marca fabulosa em nosso Estado. E a intenção é que sigamos nessa articulação para o bem das pessoas”.

*Com informações do Governo do Estado