No próximo dia 15 de novembro, teremos mais uma vez o direito de exercer nossa cidadania. Com a democracia preservada e o calendário eleitoral respeitado, chegou o momento de escolher quem vai administrar nossas cidades pelos próximos quatro anos. Seu voto, portanto, tem consequências durante muito tempo.
Aí está a importância de cada voto. Com ele, você decide quem e como será a administração municipal, como serão investidos os recursos públicos, se o gestor está de fato priorizando a educação, a saúde e a segurança. Esta é a tarefa dos prefeitos. Vai escolher também os vereadores, responsáveis por fiscalizar os atos do Executivo, propor leis, ouvir as sugestões da comunidade.
Por isso é muito importante que cada um reflita bem antes de fazer sua escolha. Estude as candidaturas, veja quem tem um passado limpo, quem prestou e presta serviço para beneficiar os moradores da sua cidade.
Fique atento aos maus políticos, os que usam a democracia para ascensão social e patrimonial; os que dizem trazer o novo, mas representam velhos e carcomidos esquemas; os “justiceiros” que prometem “fazer e acontecer” e usam de forma irresponsável suas categorias profissionais para benefício próprio.
É hora também de ver o que está dando certo. Político que realmente tem espírito público não paralisa programas e projetos que estão indo bem. Pelo contrário, os mantém e os aprimora.
O Ceará é um exemplo dessa boa continuidade. A manutenção de projetos aprovados e com reflexo na melhoria da qualidade de vida das pessoas é uma realidade cujo reconhecimento extrapola as divisas do Estado. A união de representantes do povo, como o senador Cid Gomes, o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, proporcionou muitos avanços em áreas importantes, um verdadeiro salto de qualidade na prestação de serviço à população.
Essa é a fórmula do sucesso, sem mágicas, sem demagogia. Seriedade, trabalho e dedicação.