Os integrantes da Executiva Estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Ceará realizaram reunião extraordinária, nesta segunda-feira (07/02), para tratar sobre as disputas eleitorais de 2022. Uma das definições da reunião foi a manutenção das alianças não só com o PT, mas com todos os partidos que compõem a base aliada do governador Camilo Santana (PT). “Vamos procurar os partidos que, historicamente, tem sido nossos aliados no estado do Ceará”, afirmou o senador Cid Gomes, vice-presidente do PDT Ceará.
Cid Gomes defendeu ainda a possível ampliação das bancadas de deputados estaduais e federais do PDT. “Hoje temos seis deputados federais e temos possibilidade de receber pelo menos mais um agora na janela partidária e podemos ampliar nossa presença na Assembleia Legislativa. Temos 14 estaduais, mas temos como meta fazer até 16”, disse.
De acordo com o senador, a composição da chapa para o Governo do Estado deve ser feita com base no diálogo entre os diversos partidos, mas já há uma certa unanimidade em torno do PDT encabeçar a chapa, tendo o governador Camilo Santana como candidato ao Senado.
O presidente do PDT no Estado, deputado federal André Figueiredo, ressaltou a importância da aliança, até mesmo para afastar a possibilidade de candidaturas ligadas ao bolsonarismo terem sucesso. “No Ceará temos já há alguns anos uma composição que vem dando certo, inclusive sendo referência para o Projeto Nacional de Desenvolvimento que queremos apresentar ao Brasil e queremos a manutenção dessa composição para que possamos ter a permanência de um projeto que dá certo e para afastar quaisquer perspectivas de que projetos retrógrados, inexperientes e sem nenhuma competência possam ser implantados em nosso estado”, defendeu.
Apoio a Camilo Santana
Outra definição do encontro foi a reafirmação de apoio à candidatura de Camilo Santana para o Senado Federal. “Uma candidatura do Camilo ao Senado terá pleno apoio e plano engajamento do PDT”, afirmou, ressaltando a respeitabilidade conquistada por Camilo em nível nacional por sua atuação no Governo do Estado.
Candidatura de Ciro Gomes
Um terceiro ponto tratado na reunião da Executiva foi o apoio irrestrito à candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. “A candidatura do Ciro tem para o momento um grande desafio que é se consolidar como via alternativa além dos dois projetos que estão representados por Lula e Bolsonaro. Nosso grande objetivo é ocupar a segunda vaga no segundo turno e apresentar ao País um projeto nacional que possa recolocar o Brasil na vanguarda dos países em crescimento e que possamos nos consolidar como uma nação do emprego e desconcentração de renda”, defendeu.
Pré-candidatos ao Governo
Além dos membros da Executiva, a reunião do PDT contou ainda com a participação dos pré-candidatos ao Governo do Estado, a vice-governadora Izolda Cela, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão e o deputado federal Mauro Filho. O PDT vem realizando, desde o ano passado, encontros nas diversas regiões do Estado para discutir com as bases projetos que possam ser incluídos em um futuro plano de Governo.