PDT lança Sarto para prefeito de Fortaleza
Atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o médico Sarto Nogueira teve a sua candidatura a prefeito de Fortaleza oficializada no último sábado, em transmissão pelas redes sociais, com a presença de representantes de vários partidos e de muitas lideranças políticas do Estado. Prometendo dar continuidade à gestão do prefeito Roberto Cláudio, Sarto disse que “seu principal desafio é gerar emprego e renda, perceber as dores da cidade e o batimento do seu coração, para tornar a capital cearense mais humana e inclusiva”.
Roberto Cláudio abriu a convenção virtual agradecendo ao apoio dos seis partidos que, até o momento, compõem a coligação: além do PDT, PSB – que participa com o candidato a vice Élcio Batista – PL, PSD, Cidadania e PTB. O prefeito, que é também presidente municipal do PDT, defendeu a escolha de Sarto, citando sua trajetória como médico e sua história de vida.
Ciro Gomes veio em seguida, listando as principais conquistas da atual gestão e destacando a parceria com o governo estadual. Para ele, Sarto Nogueira foi escolhido por ser o melhor quadro para dar continuidade ao trabalho. Médico, presidente da Assembleia Legislativa, Sarto está no sétimo mandato consecutivo de deputado estadual. Na legislatura passada, foi vice-líder do Governo Camilo Santana e na gestão do então governador Cid Gomes (PDT-CE) foi líder do seu governo.
Ciro também explicou as razões de uma convenção virtual. “Não vivemos tempos normais, mas estamos unidos apesar da distância física”, disse ele. Esta também, acrescentou, era uma maneira de demonstrar respeito aos que morreram e aos profissionais da saúde. “Está passando, mas não podemos afrouxar”.
O desafio de Sarto, segundo Ciro, vai ser o de garantir as conquistas da atual gestão e mudar o que é preciso. Ele fez ainda um apelo aos jovens que hoje se encontram desesperançados para que participem do processo político.
Trajetória do Dr. Sarto
Sarto Nogueira também falou de sua própria história. Contou como se tornou médico e decidiu entrar para a política, para ser um agente de transformação da vida das pessoas. Falou de sua primeira eleição para vereador, em 1988, e para deputado estadual em 1994, quando foi o mais votado da capital. Não poupou elogios à administração de Roberto Cláudio e falou dos desafios que vai enfrentar.
No vídeo, muitos depoimentos de moradores ressaltam ações e programas da atual administração em áreas como saúde, educação, mobilidade social e esportes. Eles foram intercalados com participações de políticos das várias legendas que estão apoiando a candidatura de Sarto Nogueira. Entre eles, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antonio Henrique. Também houve a participação do candidato a vice, Élcio Batista, que registrou os avanços da gestão de Roberto Cláudio e os desafios de gerar mais empregos e investir nas pessoas, que a próxima terá que enfrentar.
O senador Cid Gomes, ao participar da transmissão, destacou as iniciativas inovadoras que a atual gestão imprimiu à cidade nos últimos anos e os desafios que Sarto vai enfrentar “com experiência, serenidade e competência”. Para ele, isso também vai ser possível graças à parceria com o governador Camilo Santana.
Para encerrar a convenção em formato de “live”, o candidato Sarto Nogueira retornou ao vídeo. Ele contou um pouco mais da sua trajetória e lembrou que, após terminar o curso de Medicina, ganhou uma bolsa para estudar nos Estados Unidos. “Quando voltei, fui trabalhar como médico na periferia, como obstetra. Tenho uma enorme alegria de ter ajudado muita gente a nascer. Foi o contato com as pessoas da periferia que me levou a querer ser um agente de mudança social. Encontrei na política o canal para isso, para contribuir com a sociedade e para lutar contra as injustas condições de vida de uma grande parte da população”, afirmou.
Ele se referiu ainda ao momento que o país atravessa, dizendo que a pandemia agravou as desigualdades, trouxe perdas, mas também despertou a solidariedade nas pessoas. Novamente destacou realizações da atual gestão – como as 230 obras em andamento e as contas equilibradas – e disse que é preciso aprimorá-las, porque ainda há muito o que fazer em setores como segurança, turismo, saúde e educação, “num pacto pelo futuro e pela esperança”.
“Sou sonhador, teimoso, um guerreiro. E acalento comigo esse sonho de governar minha cidade. Vou levar Fortaleza para onde ela merece, avançando naquilo que temos que abraçar para tornar nossa cidade melhor para todos os seus habitantes” – encerrou.