A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Ceará iniciou a operação da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, com capacidade para processar 100 mil testes moleculares por dia. A Unidade vai apoiar Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) de todo o País no diagnóstico da população, uma das medidas mais importantes para o controle da pandemia e para a vigilância epidemiológica do coronavírus.
O senador Cid Gomes, que era governador do Estado quando a Fiocruz se instalou no Ceará, foi convidado a conhecer a Unidade, que está equipada com plataformas automatizadas e tem capacidade para funcionar em tempo integral, sete dias por semana.
“A Unidade de Apoio consolida a atuação da Fiocruz no Ceará, que desde o início da pandemia colabora com o Governo do Estado para ampliar a capacidade de diagnóstico da Covid -19. A testagem em massa é muito importante para o controle do coronavírus e nossos profissionais estão prontos para contribuir com essa importante iniciativa”, ressalta o coordenador da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor.
Fiocruz Ceará
As negociações para a implantação de uma unidade da Fiocruz no Ceará iniciaram em 2007, quando o senador Cid Gomes havia assumido seu primeiro mandato de governador do Estado. Em negociações entre o Governo cearense e o Ministério da Saúde, a quem a Fiocruz está ligada, ficou definido que a unidade cearense atuaria especialmente com dois objetivos: fortalecer e qualificar a estratégia da Saúde da Família e estimular o desenvolvimento industrial na área da saúde.
Em 2009, a Fiocruz instalou um escritório em Fortaleza para coordenar a implantação do mestrado profissional em Saúde da Família em 10 universidades do Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em 2012, quando o senador Cid Gomes estava no segundo mandato de governador do Ceará, o Governo desapropriou uma área com 22 hectares para a implantação da área de produção industrial do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos), setor de produção de vacinas e biofármacos da Fiocruz.
Em 2018, a sede da Fiocruz foi inaugurada, dando início às atividades do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS) do Ceará.
Visita
Durante a visita, o senador Cid Gomes destacou a importância da Fiocruz e o papel relevante da instituição nesse momento em que estamos enfrentando a pandemia do coronavírus. A visita também foi acompanhada pelo coordenador do Laboratório de Biomolecular, Eduardo Ruback, pela coordenadora do Laboratório de Sorologia, Marcela Gambin, pela coordenadora de gestão da Unidade de Apoio à Covid-19 no Ceará, Kamila Matos, pela coordenadora geral da Unidade, Fernanda Montenegro e pelo pesquisador da Fiocruz Odorico Monteiro.