Expansão do ensino superior
Ao ser eleito deputado estadual pela primeira vez, antes dos 30 anos, Cid Gomes já elegeu sua prioridade: educação. Durante seus mandatos, teve esta como sua bandeira, defendendo questões como a valorização dos profissionais da área, além do aumento de investimentos.
Mas o momento que simboliza que esta não era apenas uma defesa teórica, mas prática, vem com sua eleição para a prefeitura de Sobral, sua terra, em 1996 – ele seria reeleito em 2000. Foi quando decidiu fazer uma verdadeira revolução, cujos frutos estão hoje aí: Sobral tem o melhor resultado do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), feito reconhecido até pela ONU.
O caminho, porém, não foi fácil e perseverar para atingir o objetivo mostrou a capacidade de ação do hoje senador Cid Gomes. Ao assumir a condução do município, a situação da rede municipal de ensino era caótica, sem estrutura física, com diretores sendo escolhidos por critérios políticos e professores sem formação adequada.
Foi feita, então, uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, o Governo Federal e suporte do Banco Mundial. Foram quatro anos de investimentos em infraestrutura e na capacitação de professores, além de escolha dos diretores por eleição. Mas, ainda assim, o resultado não foi o esperado. A virada, então, veio com um programa focado no processo de alfabetização, o Prioridade Zero, que depois se transformou no Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC).
Escolas profissionalizantes
Foi também com Cid Gomes, em 2008, que o Ceará iniciou a vitoriosa política das escolas profissionalizantes, permitindo não só a formação dos jovens cearenses, mas também a inovação dos currículos. Os alunos estudam nos dois turnos, em um deles cursando as disciplinas do Ensino Médio e no outro se especializam em áreas técnicas como informática, redes de computadores, automação industrial, produção de áudio e vídeo, eletromecânica e enfermagem, dentre muitos outros. Com acesso a laboratórios de última geração, os estudantes asseguram uma formação prática e já têm o primeiro contato com o mundo do trabalho. Atualmente, mais de 52 mil estudantes são atendidos nessa modalidade de ensino nas 119 escolas profissionalizantes do Ceará.
Pesquisa e inovação
O então governador Cid Gomes inaugurou também a sede do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI), localizado no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Instituto foi construído e equipado com recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Foi também durante sua gestão que surgiu o Centro de Educação à Distância, que hoje se transformou na Coordenadoria de Formação Docente e Educação à Distância.