O caminho da educação pública de qualidade
Ao ser eleito deputado estadual pela primeira vez, antes dos 30 anos, Cid Gomes já elegeu sua prioridade: educação. Durante seus mandatos, teve esta como sua bandeira, defendendo questões como a valorização dos profissionais da área, além do aumento de investimentos.
Mas o momento que simboliza que esta não era apenas uma defesa teórica, mas prática, vem com sua eleição para a prefeitura de Sobral, sua terra, em 1996 – ele seria reeleito em 2000. Foi quando decidiu fazer uma verdadeira revolução, cujos frutos estão hoje aí: Sobral tem o melhor resultado do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), feito reconhecido até pela ONU.
O caminho, porém, não foi fácil e perseverar para atingir o objetivo mostrou a capacidade de ação do hoje senador Cid Gomes. Ao assumir a condução do município, a situação da rede municipal de ensino era caótica, sem estrutura física, com diretores sendo escolhidos por critérios políticos e professores sem formação adequada.
Foi feita, então, uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, o Governo Federal e suporte do Banco Mundial. Foram quatro anos de investimentos em infraestrutura e na capacitação de professores, além de escolha dos diretores por eleição. Mas, ainda assim, o resultado não foi o esperado. A virada, então, veio com um programa focado no processo de alfabetização, o Prioridade Zero, que depois se transformou no Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC).
Aposta na alfabetização na idade certa
A aposta era alta e incluía investimentos na alfabetização, gratificações para professores-alfabetizadores; estabelecimento de metas; inclusão de um supervisor no planejamento escolar; material didático padronizado; ampliação de um ano na duração do ensino fundamental; premiação das melhores escolas; e avaliação externa de todos os alunos duas vezes por ano.
Com isso, veio o resultado almejado que levou Sobral a ser referência nacional quando se discute educação pública de qualidade. Para orgulho dos sobralenses e, ainda mais, dos seus gestores, como o ex-prefeito Cid Gomes.
Eleito e reeleito governador do Ceará, no período de 2007 a 2014, buscou estender para todo o estado a experiência acumulada em sua cidade. O êxito pode ser medido quando se vê que, entre as 100 cidades mais bem colocados nos índices do IDEB, 82 estão no Ceará.
No Senado não está sendo diferente. A educação voltou a ser a prioridade absoluta na atuação de Cid Gomes. O senador se posicionou contra o corte de recursos para as universidades que havia sido proposto pelo Governo federal; apresentou projeto dando o título de Capital Nacional da Educação a Sobral e, mais recentemente, defendeu a exclusão dos professores da proposta que previa o congelamento salarial de servidores públicos até 2021.