DESCUBRA CEARÁ

O Ceará está localizado no Nordeste brasileiro. Possui população de 9,1 milhões de habitantes, de acordo com o último censo do IBGE, distribuída em 184 municípios, incluindo Fortaleza, a capital do estado.

Possui enorme potencial turístico, especialmente pelo fato de ter o clima sempre quente, com temperaturas médias de 30° e sol praticamente o ano inteiro. Além de um litoral com mais de 570 quilômetros, com praias exuberantes, o Ceará também possui regiões de serra e de sertão, cada um com suas peculiaridades e atrativos.

Praias como as de Jericoacoara, localizada no município de Jijoca, ao norte do Estado; de Canoa Quebrada, no litoral leste; e de Cumbuco, na região Metropolitana de Fortaleza, há muito encantam cearenses e turistas. A bem estruturada Praia do Futuro e a boêmia Praia de Iracema, são opções para quem não quer sair de Fortaleza.

As serras da Meruoca, vizinha ao município de Sobral; de Baturité, na região centro-norte do Ceará; da Ibiapaba, na região norte; e de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, são alguns exemplos de locais com temperaturas bem mais amenas e que oferecem uma exuberância natural impressionante.

Por fim, o tão famoso sertão cearense, cantado em verso e prosa e marcado não só pela seca, mas também por belezas únicas. Municípios como Quixadá e sua famosa Pedra da Galinha Choca; Ipu, que ficou imortalizada na obra “Iracema”, do cearense José de Alencar, por ter a bica onde a “virgem dos lábios de mel” ia se banhar; e Canindé, com uma das maiores basílicas do mundo em homenagem a São Francisco e que, junto com Juazeiro do Norte, atrai milhares de romeiros todos os anos.

Artesanato simples e belo

Uma das principais marcas do Ceará é seu artesanato. As rendeiras do Ceará(tire) criaram fama internacional com suas peças únicas e com preços bastante (tire)acessíveis. As garrafinhas de areias coloridas, retiradas diretamente das falésias da praia de Morro Branco, são outra grande manifestação da arte cearense. Os produtos feitos com couro, com a fibra da carnaúba, as peças de crochê, de fibra de algodão, as peças com bordados e as tradicionais redes cearenses são peças marcantes da arte popular.

Culinária incomparável

Comer um baião com peixe frito na beira da praia ou sair na “quinta do caranguejo” para saborear essa iguaria que muitas vezes é difícil de encarar para os marinheiros de primeira viagem são tradições do Ceará. A culinária do Estado é marcada por crustáceos, peixes e frutos do mar como camarão, lagosta e caranguejo.
Além disso, também é tradição tomar uma água de coco geladinha, encarar uma buchada de bode ou uma panelada nos mercados municipais pra recuperar as forças e se deliciar com os saborosos doces de frutas, como banana, goiaba e caju.
A castanha de caju do Ceará também merece destaque. É um dos itens que compõem, entre os primeiros lugares, a pauta de exportação do Estado para países do mundo inteiro.

LINKS ÚTEIS

HISTÓRIA

CULTURA

UNIVERSIDADES

FIQUE POR DENTRO

Quer receber mais informações sobre o nosso trabalho? Se cadastre aqui:

    2020 @ Cid Gomes. Todos Direitos Reservados.
    Senado Federal Anexo 1 | 10º Pavimento, Brasilia
    [email protected]
    (61) 3303-6460 / 6399