Abertas as inscrições para o Programa Jovem Senador

Abertas as inscrições para o Programa Jovem Senador

Estão abertas até 30 de abril de 2024 as inscrições para a edição de 2024 do Programa Jovem Senador. O Concurso de Redação é a primeira fase do processo seletivo, que escolhe 27 estudantes de escolas públicas estaduais de todo o país, um de cada unidade da Federação, para passar uma semana em Brasília, conhecendo e vivenciando no Senado o trabalho dos parlamentares.

O tema da redação deste ano é “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, como explicou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. “Eles estão convidados a escrever sobre os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia.

O tema do Jovem Senador celebra os dois séculos do Poder Legislativo brasileiro, instituído pela Constituição de 1824. Apesar daquela Carta ter sido um texto outorgado pelo imperador, já esboçava os ideais do estado democrático de direito, definindo direitos individuais, a separação dos Poderes e a limitação do poder do Estado”.

O candidato deve estar matriculado e frequentar escola pública da rede estadual de ensino e ter, no máximo, 19 anos de idade completados até 31 de dezembro de 2024. Também deve estar disponível para participar da Semana de Vivência Legislativa, prevista para ocorrer de 5 a 9 de agosto.

Além de desenvolver habilidades importantes como liderança, argumentação e busca do consenso, o Programa é, também, uma oportunidade de os jovens apresentarem sugestões legislativas que podem ser transformadas em projetos de lei, como ressaltou a diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Érica Ceolin. “Nós queremos engajar os estudantes do país no conhecimento de política para que eles entendam sobre as leis, saibam reivindicar os seus direitos e entendam os seus deveres. Quando eles vêm para o Senado, eles têm uma vivência de como isto aqui funciona e, quando eles vão embora para as cidades, eles levam este conhecimento e interferem em todo o espaço onde eles vivem”.

Seleção
A prova de redação é aplicada na própria escola do candidato. O material necessário para a participação no concurso, incluindo a ficha de inscrição e a folha de redação, está disponível no site senado.leg.br/jovemsenador.

Na etapa estadual, a escola seleciona a melhor redação e depois a Secretaria de Educação do estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado escolhe o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação selecionada se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal.

Calendário

  • Final das inscrições – 30/04/2024
  • Seleção da etapa estadual: 24/05/2024
  • Seleção da etapa Senado: 05/06/2024
  • Anúncio dos vencedores: até 21/06/2024
  • Semana de Vivência Legislativa: 05/08 a 09/08/2024