Trajetória

Quem é Cid Gomes?

Cid Ferreira Gomes nasceu em Sobral, no dia 27 de abril de 1963, filho do defensor público José Euclides Ferreira Gomes Junior e da professora Maria José Santos Ferreira Gomes. É engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde iniciou as atividades políticas no Centro Acadêmico do curso.

Em 1990, foi eleito deputado estadual e reeleito em 1994. No ano seguinte, foi escolhido para presidir a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Nos seus mandatos como deputado, Cid Gomes já estabeleceu a educação como sua grande prioridade, tendo defendido temas como o aumento de investimentos na área e a valorização dos profissionais da educação.

Em 1996 elegeu-se prefeito de Sobral, sendo reeleito em 2000. Nesse período, iniciou uma verdadeira revolução na educação do município, o que permitiu que Sobral tenha hoje o melhor resultado do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Foi governador do Ceará por duas vezes, nos períodos de 2007/2010 e 2011/2014, e teve como principais marcas os investimentos em infraestrutura, com obras de estradas, adutoras e escolas, e na saúde, descentralizando o atendimento com a construção de hospitais regionais.

Tão logo concluiu seu mandato de governador, assumiu o Ministério da Educação, em janeiro de 2015, a convite da então presidenta Dilma Housseff. No Ministério, priorizou a valorização dos professores e uma de suas primeiras medidas foi o anúncio do aumento de 13% no piso nacional dos professores.

Em 2018 foi eleito para representar o Ceará no Senado Federal, tendo sido o senador mais votado da história do Estado.

Mensagem do Senador

INFORMAÇÃO É PODER

Este site é um espaço de informação e debate sobre os temas de interesse do Ceará e do Brasil. Quero contar com a participação de todos para a construção de um ambiente de interação e informação de qualidade sobre questões que são para nós prioridade, como educação, saúde, ciência e tecnologia e o fortalecimento dos municípios. Sejam bem-vindos!

Cid Gomes
Linha do Tempo

Vida Pública

Senador da República

Em 2018, Cid Gomes se candidatou a senador pelo Ceará e foi eleito com 3.228.533, o equivalente a 41,62% do eleitorado cearense. Foi o senador mais votado da história política do Ceará. Em Brasília, integra as comissões de Assuntos Econômicos (CAE); Assuntos Sociais (CAS); Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); Educação, Cultura e Esporte (CE); e Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. (CTFC) Integra também a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude e a Frente Parlamentar dos Senadores dos Estados do Norte e do Noreste.

Apresentou diversas proposições, entre elas projeto de decreto legislativo para suspender decreto editado no final de 2018, pelo ex-presidente Michel Temer, que acabou com os descontos tarifários de energia elétrica, água, saneamento e irrigação aos consumidores rurais; e a proposta de emenda à Constituição para alterar a forma de rateio do ICMS repassado pelos Estados aos municípios brasileiros, determinando que os estados tenham maior autonomia para definir critérios legais e prioridades no repasse dos recursos do imposto e, com isso, haja maior equidade no rateio. As propostas apresentadas pelo senador estão em tramitação no Senado e podem ser consultadas na página do Senado Federal.

Ministro da Educação

Em 2015, Cid Gomes foi convidado pela então presidenta Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Educação. Em janeiro de 2015, terminado seu mandato de governador, tomou posse como Ministro da Educação, afirmando que priorizaria a valorização dos professores, a ampliação da oferta de vagas em creches e no ensino integral, além da reforma do ensino médio.

Uma de suas primeiras medidas como Ministro da Educação foi o anúncio do aumento de 13% no piso nacional dos professores. Defendeu avaliações dos estudantes brasileiros, assim como foi feito quando era prefeito de Sobral.

Em fevereiro de 2015, após fala contundente sobre os métodos questionáveis de alguns parlamentares da Câmara dos Deputados na relação com o Governo Federal, foi convidado a falar no plenário da Câmara, onde afirmou respeitar profundamente o Parlamento, mas reforçou as críticas especialmente ao então presidente Eduardo Cunha, hoje preso condenado por diversos crimes.

Após o episódio, dirigiu-se ao Palácio do Planalto, onde entregou seu pedido de demissão do cargo, aceito pela ex-presidente Dilma. Pouco mais de um ano depois, Eduardo Cunha foi preso e atualmente cumpre pena em prisão do Rio de Janeiro.

2º Mandato

Governador do Ceará

Nas eleições de outubro de 2010, Cid foi candidato à reeleição, tendo mais uma vez vencido no primeiro turno, com 2.436.940 votos, o equivalente a 62,31% dos votos válidos do eleitorado cearense.

O segundo mandato, de 2011 a 2014, foi marcado por grandes avanços em áreas sociais, especialmente na educação e saúde, com a construção de novas creches e escolas e de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), assim como a implantação de uma rede de hospitais regionais, o que contribuiu para descentralizar e ampliar o atendimento.

Além disso, uma marca dos dois governos de Cid Gomes foi a integração de um relevante crescimento econômico, com crescimento do PIB acima do patamar nacional; com a eficiência da gestão fiscal, o que faz com que o Ceará, atualmente, seja um dos estados com uma das mais ajustadas situações fiscais entre os 26 estados e o Distrito Federal.

 

1º Mandato

Governador do Ceará

Em 2006, após período de estudos e trabalho como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos, Cid Gomes candidatou-se ao Governo do Estado do Ceará e foi eleito no primeiro turno, com 2.411.457 votos, correspondentes a 62,38% dos votos válidos.

Em janeiro de 2007 tomou posse como governador do Ceará e realizou uma primeira gestão voltada para o combate à violência no Estado e para a redução da pobreza e das desigualdades. Iniciou ainda projetos de inclusão digital dos cearenses e muitas obras de infraestrutura para que o Ceará pudesse receber uma refinaria e uma siderúrgica, que atualmente está em pleno funcionamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

 

2º Mandato

Prefeito de Sobral

Nas eleições municipais realizadas em 2000 candidatou-se à reeleição, sendo reeleito em primeiro turno, com 48.322 votos. No ano seguinte, tomou posse do segundo mandato como prefeito de Sobral, permanecendo no cargo até de 2004.

Durante sua segunda gestão, Cid Gomes consolidou as políticas públicas voltadas para educação, que possibilitaram o reconhecimento de Sobral como a melhor educação pública do Brasil.

Realizou concursos públicos, capacitou professores, reformou e construindo novas escolas. Foi também durante esse período que foi iniciado o bem-sucedido “Programa Alfabetização na Idade Certa” (PAIC), que transformou a educação de Sobral e, anos depois, foi replicado tanto no estado do Ceará quanto em nível federal, transformando-se no “Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa” (PNAID).

Na segunda gestão, Cid Gomes consolidou políticas públicas ligadas à cultura, à requalificação urbana e à saúde.

 

1º Mandato

Prefeito de Sobral

Nas eleições de 1996, candidatou-se à prefeitura do município de Sobral e foi eleito em primeiro turno, com 41.605 votos, correspondentes a mais de 64% do eleitorado. Em 1997, Cid deixou o cargo de deputado estadual para assumir como prefeito sobralense.

Durante a primeira gestão, já estabeleceu a educação e a saúde como prioridades absolutas de seu mandato. Na educação, investiu na reforma e construção de novas escolas e na valorização dos profissionais. Foi então que Cid deu os primeiros passos para a verdadeira revolução que aconteceria em Sobral e que hoje coloca o município como o melhor Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) do Brasil.

Foi também durante o primeiro mandato como prefeito de Sobral que reestruturou e modernizou a gestão pública do município, ajustando as contas e implantando novo modelo de administração, pautado na eficiência fiscal e no planejamento administrativo.

Cid Gomes iniciou ainda o processo de tombamento do patrimônio histórico e arquitetônico de Sobral, que em 1999 teve o sítio histórico da Cidade definitivamente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Implantou ainda o Programa Saúde da Família, premiado anos depois, em 2000, pelo Ministério da Saúde como um dos cinco melhores do País; reestruturou a Guarda Civil Municipal; investiu em uma política de cultura e esporte; e reformou o tradicional Becco do Cotovelo, espaço localizado no Centro comercial de Sobral.

 

2º Mandato

Deputado Estadual

Em 1994, foi reeleito com 45.470 votos, sendo o terceiro deputado estadual mais votado do Ceará. Tomou posse para seu segundo mandato na ALCE em 1995, ano em que foi escolhido, por unanimidade, para assumir a presidência da Casa Legislativa. Foi o mais jovem presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Durante seu mandato como presidente da ALCE, fortaleceu a política de estímulo aos servidores e alguns setores da Casa, como o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Ceará (INESP), transformando-o em órgão de produção de estudos e de debates sobre os grandes temas relacionados ao Estado, assim como criou a gráfica para edição de publicações.

Cid permaneceu até 1996 no Parlamento, quando saiu para se candidatar à prefeito de Sobral, sua cidade natal e a maior da Região Norte do Estado.

1º Mandato

Deputado Estadual

Cid Gomes iniciou sua trajetória político-eleitoral como deputado estadual. Em outubro de 1990 concorreu ao cargo pelo PSDB do Ceará e foi eleito com 21.895 votos. Tomou posse no ano seguinte e foi escolhido líder do partido na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Foi eleito, em 28 de fevereiro de 1993, como primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia, com mandato de dois anos, ficando responsável pelos setores de recursos humanos, material e patrimonial.

Senador da República

Em 2018, Cid Gomes se candidatou a senador pelo Ceará e foi eleito com 3.228.533, o equivalente a 41,62% do eleitorado cearense. Foi o senador mais votado da história política do Ceará. Em Brasília, integra as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania; Educação, Cultura e Esporte; e Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. Integra também a Frente Parlamentar dos Senadores dos Estados do Norte e do Nordeste e é suplente nas comissões de Assuntos Econômicos e na de Assuntos Sociais.

Desde que assumiu o cargo, em fevereiro deste ano, já apresentou nove proposições, dentre elas projeto de decreto legislativo para suspender decreto editado no final de 2018, pelo ex-presidente Michel Temer, que acabou com os descontos tarifários de energia elétrica, água, saneamento e irrigação aos consumidores rurais; e a proposta de emenda à Constituição para alterar a forma de rateio do ICMS repassado pelos Estados aos municípios brasileiros, determinando que os estados tenham maior autonomia para definir critérios legais e prioridades no repasse dos recursos do imposto e, com isso, haja maior equidade no rateio. As propostas estão em tramitação no Senado.

Ministro da Educação

Em 2015, Cid Gomes foi convidado pela então presidenta Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Educação. Em janeiro de 2015, terminado seu mandato de governador, tomou posse como Ministro da Educação, afirmando que priorizaria a valorização dos professores, a ampliação da oferta de vagas em creches e no ensino integral, além da reforma do ensino médio.

Uma de suas primeiras medidas como Ministro da Educação foi o anúncio do aumento de 13% no piso nacional dos professores. Defendeu avaliações dos estudantes brasileiros, assim como foi feito quando era prefeito de Sobral

 fevereiro de 2015, após fala contundente sobre os métodos questionáveis de alguns parlamentares da Câmara dos Deputados na relação com o Governo Federal, foi convidado a falar no plenário da Câmara, onde afirmou respeitar profundamente o Parlamento, mas reforçou as críticas especialmente ao então presidente Eduardo Cunha, hoje preso condenado por diversos crimes.

Após o episódio, dirigiu-se ao Palácio do Planalto, onde entregou seu pedido de demissão do cargo, aceito pela ex-presidente Dilma. Pouco mais de um ano depois, Eduardo Cunha foi preso e atualmente cumpre pena em prisão do Rio de Janeiro.

2º Mandato

Governador do Ceará

Nas eleições de outubro de 2010, Cid foi candidato à reeleição, tendo mais uma vez vencido no primeiro turno, com 2.436.940 votos, o equivalente a 62,31% dos votos válidos do eleitorado cearense.

O segundo mandato, de 2011 a 2014, foi marcado por grandes avanços em áreas sociais, especialmente na educação e saúde, com a construção de novas creches e escolas e de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), assim como a implantação de uma rede de hospitais regionais, o que contribuiu para descentralizar e ampliar o atendimento.

Além disso, uma marca dos dois governos de Cid Gomes foi a integração de um relevante crescimento econômico, com crescimento do PIB acima do patamar nacional; com a eficiência da gestão fiscal, o que faz com que o Ceará, atualmente, seja um dos estados com uma das mais ajustadas situações fiscais entre os 26 estados e o Distrito Federal.

 

1º Mandato

Governador do Ceará

Em 2006, após período de estudos e trabalho como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos, Cid Gomes candidatou-se ao Governo do Estado do Ceará e foi eleito no primeiro turno, com 2.411.457 votos, correspondentes a 62,38% dos votos válidos.

Em janeiro de 2007 tomou posse como governador do Ceará e realizou uma primeira gestão voltada para o combate à violência no Estado e para a redução da pobreza e das desigualdades. Iniciou ainda projetos de inclusão digital dos cearenses e muitas obras de infraestrutura para que o Ceará pudesse receber uma refinaria e uma siderúrgica, que atualmente está em pleno funcionamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

 

2º Mandato

Prefeito de Sobral

Nas eleições municipais realizadas em 2000 candidatou-se à reeleição, sendo reeleito em primeiro turno, com 48.322 votos. No ano seguinte, tomou posse do segundo mandato como prefeito de Sobral, permanecendo no cargo até de 2004.

Durante sua segunda gestão, Cid Gomes consolidou as políticas públicas voltadas para educação, que possibilitaram o reconhecimento de Sobral como a melhor educação pública do Brasil.

Realizou concursos públicos, capacitou professores, reformou e construindo novas escolas. Foi também durante esse período que foi iniciado o bem-sucedido “Programa Alfabetização na Idade Certa” (PAIC), que transformou a educação de Sobral e, anos depois, foi replicado tanto no estado do Ceará quanto em nível federal, transformando-se no “Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa” (PNAID).

Na segunda gestão, Cid Gomes consolidou políticas públicas ligadas à cultura, à requalificação urbana e à saúde.

 

1º Mandato

Prefeito de Sobral

Nas eleições de 1996, candidatou-se à prefeitura do município de Sobral e foi eleito em primeiro turno, com 41.605 votos, correspondentes a mais de 64% do eleitorado. Em 1997, Cid deixou o cargo de deputado estadual para assumir como prefeito sobralense.

Durante a primeira gestão, já estabeleceu a educação e a saúde como prioridades absolutas de seu mandato. Na educação, investiu na reforma e construção de novas escolas e na valorização dos profissionais. Foi então que Cid deu os primeiros passos para a verdadeira revolução que aconteceria em Sobral e que hoje coloca o município como o melhor Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) do Brasil.

Foi também durante o primeiro mandato como prefeito de Sobral que reestruturou e modernizou a gestão pública do município, ajustando as contas e implantando novo modelo de administração, pautado na eficiência fiscal e no planejamento administrativo.

Cid Gomes iniciou ainda o processo de tombamento do patrimônio histórico e arquitetônico de Sobral, que em 1999 teve o sítio histórico da Cidade definitivamente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Implantou ainda o Programa Saúde da Família, premiado anos depois, em 2000, pelo Ministério da Saúde como um dos cinco melhores do País; reestruturou a Guarda Civil Municipal; investiu em uma política de cultura e esporte; e reformou o tradicional Becco do Cotovelo, espaço localizado no Centro comercial de Sobral.

 

2º Mandato

Deputado Estadual

Em 1994, foi reeleito com 45.470 votos, sendo o terceiro deputado estadual mais votado do Ceará. Tomou posse para seu segundo mandato na ALCE em 1995, ano em que foi escolhido, por unanimidade, para assumir a presidência da Casa Legislativa. Foi o mais jovem presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Durante seu mandato como presidente da ALCE, fortaleceu a política de estímulo aos servidores e alguns setores da Casa, como o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Ceará (INESP), transformando-o em órgão de produção de estudos e de debates sobre os grandes temas relacionados ao Estado, assim como criou a gráfica para edição de publicações.

Cid permaneceu até 1996 no Parlamento, quando saiu para se candidatar à prefeito de Sobral, sua cidade natal e a maior da Região Norte do Estado.

1º Mandato

Deputado Estadual

Cid Gomes iniciou sua trajetória político-eleitoral como deputado estadual. Em outubro de 1990 concorreu ao cargo pelo PSDB do Ceará e foi eleito com 21.895 votos. Tomou posse no ano seguinte e foi escolhido líder do partido na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Foi eleito, em 28 de fevereiro de 1993, como primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia, com mandato de dois anos, ficando responsável pelos setores de recursos humanos, material e patrimonial.

PRIORIDADES

Ao longo de seus mandatos como prefeito, deputado, governador e Senador, Cid Gomes sempre focou em áreas que pudessem ser ferramentas para a redução das desigualdades sociais e para a promoção da inclusão e da melhoria de vida das pessoas.

01

Educação pública de qualidade

O tema sempre foi a maior prioridade de Cid Gomes

Ler mais
02

Atenção redobrada à saúde

Os desafios do financiamento da saúde pública

Ler mais
03

Fortalecimento dos municípios

Serviços públicos precisam chegar na ponta

Ler mais

FIQUE POR DENTRO

Quer receber mais informações sobre o nosso trabalho? Se cadastre aqui:

    2020 @ Cid Gomes. Todos Direitos Reservados.
    Senado Federal Anexo 1 | 10º Pavimento, Brasilia
    [email protected]
    (61) 3303-6460 / 6399