Cid Gomes defende princípio da reciprocidade entre votações na Câmara e no Senado

Cid Gomes defende princípio da reciprocidade entre votações na Câmara e no Senado

O senador Cid Gomes (PDT-CE) defendeu, durante a sessão desta terça-feira (26/03), a adoção do princípio da reciprocidade entre as votações de projetos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Cid argumentou que o Senado está votando muito mais matérias que tiveram como origem a Câmara dos Deputados do que o contrário.
“Examinando a pauta de hoje, são sete projetos de lei que têm a Câmara como origem. Queria propor ao presidente que compusesse uma comissão para que pudéssemos tratar com a Câmara uma pauta que fosse equilibrada, em que o Senado vota sete projetos que vêm da Câmara e pede que a Câmara se comprometa a votar sete projetos que têm origem no Senado. Dessa forma poríamos o processo legislativo verdadeiramente para funcionar no nosso Congresso”, defendeu.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), acatou a sugestão de Cid e se comprometeu a agendar um encontro com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tratar do tema. “Acolho a sugestão de Vossa Excelência e me comprometo a marcar agenda com o presidente Rodrigo Maia já levando pra ele um rol de sugestão de matérias de interesse do Senado da República”, afirmou.
Alcolumbre aproveitou para pedir aos líderes partidários que encaminhem sugestões de matérias que estão prontas para irem à votação no plenário da Câmara para que o princípio da reciprocidade seja efetivado.

Na verdade tem razão, não foi de propósito, tínhamos 142, acolho a sugestão, irei procurar o presidente da Câmnara rodrigo maia com uma comissão de três ou quatro senadores para levarmos as propostas que queremos que a Câmara dos deputados vote em relação a matérias que foram apresentadas e votadas no senado.