O senador Cid Gomes relatou favoravelmente, na manhã desta terça-feira em sessão da Comissão de Assuntos Econômicos, três pedidos de empréstimos para o Ceará. São recursos para serem aplicados em saneamento de localidades litorâneas, transformação digital do governo estadual e em infraestrutura no município de Itapipoca.
A primeira operação de crédito, de até 60 milhões de dólares, será realizada entre o governo cearense e a Corporação Andina de Fomento, destinada ao financiamento parcial do “Programa de Saneamento das Localidades Litorâneas do Ceará – PROSATUR”.
Já o segundo empréstimo, no valor de 31 milhões de dólares, será feito entre o Estado do Ceará e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Estes recursos destinam-se ao financiamento parcial do “Programa para a Transformação Digital do Governo do Estado do Ceará (Programa Ceará Mais Digital)”.
Por fim, o terceiro parecer do senador Cid Gomes refere-se à contratação de operação de crédito externo, no valor de até 50 milhões de dólares entre o Município de Itapipoca, no Estado do Ceará, e a Corporação Andina de Fomento – CAF, cujos recursos destinam-se ao financiamento parcial do Programa de Infraestrutura – Desenvolvimento Econômico e Socioambiental de Itapipoca/CE – PRODESA.
Nos seus pareceres, o senador avalia aspectos técnicos, como a capacidade de pagamento e a adimplência do Estado (ou do Município) e conclui que todos os requisitos foram atendidos e que as operações estão aptas a receber o aval do Governo Federal e, portanto, serem aprovadas. Agora, os empréstimos devem ser aprovados pelo plenário do senado. O senador, durante a leitura dos relatórios, destacou a importância dos recursos:
– Os empréstimos mostram a solidez e a confiança nas finanças das cidades do estado